sexta-feira, maio 11, 2012

QUATRO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DESPERTAR E MANTER A CURIOSIDADE NOS ALUNOS:




1) Ensine como perguntar

Em essência, a curiosidade é a busca por respostas. Para obtê-las, é necessário fazer as perguntas certas. Equipe seus alunos para que eles sejam exploradores, inquisitivos, críticos e persigam o conhecimento onde ele puder ser achado. 

 2) Construa a base

Para despertar esse instinto é preciso uma quantidade mínima de informações. É difícil formular questionamentos sobre assuntos que não se conhece. Por isso, você deve instruí-los de forma que a base para a curiosidade seja construída. Disponha o mínimo de informações necessárias para que os alunos fiquem curiosos. Lembre-se de usar esses dados de forma estratégica. O que é mais interessante sobre determinado assunto? Qual é a grande virada de determinada.

 3) Diversifique as fontes

Na busca pelas respostas onde seus alunos buscarão o conhecimento? Ensine-os a buscar as informações em locais inusitados e exclusivos. Não limite a busca a internet e ou livros especializados. Mostre aos estudantes que eles podem levar suas questões para livros de ficção, poemas, especialistas, pessoas que já viveram determinada experiência, etc. As respostas não estão apenas em uma lista de dados, mas também na prática da informação. Por exemplo, se você ensina biologia ou ciências, leve seus alunos ao campo. 

 4) Dê tempo e oportunidades

Não apague a curiosidade enquanto ela estiver despertada. Dê tempo e oportunidades para que seus alunos busquem as respostas. Permita que eles vivenciem o conhecimento. Por exemplo, se você é professor de literatura e está ensinando sobre o romantismo, que tipos de peça de teatro, livros e até mesmo músicas seus alunos podem buscar? Faça das informações algo cotidiano e não apenas dados elencados nas páginas de livros didáticos.
FONTE:
Disponível em:
 http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/02/920900/4-estrategias-despertar-curiosidade-seus-alunos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário