segunda-feira, abril 30, 2012

ESPORTE E ESCOLA




"A prática esportiva vista como um instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
Assim, o esporte visto como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações, pois além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social."

Fonte: 
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=790


CONHECENDO AS ORIGENS E CONSTRUINDO A IDENTIDADE










VALORIZAR É PRECISO!!


LEITURA: remédio para ignorância


Ler desenvolve a inteligência, socializa, informa e previne doenças, tais como: ignorância, falta de estímulo, alienação, dentre outras.

1º CDD - CAMPEONATO DE DAMAS E DOMINÓS DA EMPLP

O jogo de damas e de dominós possibilita que o aluno desenvolva:

Ø   A concentração,
Ø   O raciocínio lógico,
Ø   A disciplina,
Ø   O respeito,
Ø   Estratégias,
Ø   Busca por soluções,
Ø   Elaboração de previsões.

FONTE: http://historiadoxadrez.hd1.com.br/









JOGO DE DAMAS
O jogo de damas é um dos mais famosos e antigos da história. Trabalha com a inteligência, através da manipulação de peças num tabuleiro. O objetivo do jogo é fazer com que um jogador consiga “capturar” as peças do adversário, de forma a deixá-lo sem peças no tabuleiro ou sem movimentações possíveis.



JOGO DE DOMINÓ
O Dominó surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming. O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas, retangulares, de madeira, osso, marfim ou matéria plástica, com pontos marcados de zero (vazio) a seis, formando várias combinações. O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual).









MÚSICA NA ESCOLA: Meio de incentivo à aprendizagem dos educandos





De acordo com Saviani (2000):

A educação musical deverá ter um lugar próprio no currículo escolar. Além disso, porém, penso ser necessário considerar uma outra alternativa organizacional que envolve a escola como um todo e que, no texto preliminar que redigi para encaminhar para a discussão do projeto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, traduzi através do enunciado do artigo 18 do anteprojeto, nos seguintes termos: os poderes públicos providenciarão para que as escolas progressivamente sejam convertidas em centros educacionais dotados de toda a infra-estrutura física, técnica e de serviços necessária ao desenvolvimento de todas as etapas da educação básica.
(Revista Presença Pedagógica, 2004, p. 17)


FONTE:
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-musica-no-desenvolvimento-infantil-1863813.html

MÚSICA E DANÇA COMO FORMA DE EXPRESSÃO
















Segundo o pesquisador Snyders (1997, p. 104):

A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado indivíduo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
Assi, através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.
Além disso, a música e a dança possibilitam ao educando maior interesse pela construção de sua aprendizagem, descontração e interação, desenvolvimento de ritmos, proporcionando uma aprendizagem significativa e estimulando o desenvolvimento corporal e consequentemente ampliando as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.
 
FONTE:
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-musica-no-desenvolvimento-infantil-1863813.html