Embora saibamos que não seja fácil desenvolver estratégias e meios que garantam que nossos alunos especiais sejam inclusos com os demais alunos de maneira significativa, é sabido também que escola nenhuma pode negar o direito a esses alunos de participar efetivamente das atividades que a escola venha desenvolver. Pelo contrário, deve estimular, direcionar, proporcionar alternativas.
Dessa forma, cabe a todos os membros da escola desenvolver ações e meios que garantam que esses alunos sintam-se parte integrante dessa escola, e que sentindo parte desse meio sejam capazes de compreender o mundo que os cercam e a si mesmo.
Assim, cabe a escola atual pensar e repensar, refletir sobre suas práticas educacionais e sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais. Mas além dessa importante reflexão, a escola deve também agir, criar condições e estratégias, mudar, se adaptar, reinventar-se e tentar aprender junto com seus alunos especiais a melhor maneira de promover a inclusão em seu ensino.
É pensando nessa temática que nossa escola abre as portas e se propõe a incluir da melhor forma possível nossos alunos especiais, mesmo sabendo das dificuldades e desafios que tal fato representa.
Nas fotos abaixo, podemos ver os dois irmãos, José Camargo (4º ano) e Kariele Tamires (6º ano) participando das atividades sociais que nossa escola desenvolve. Camargo foi destaque no desfile em comemoração aos 190 anos da Paróquia de Santana do Matos e Kariele foi uma das candidatas ao título de Garota Estudantil 2011.
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