Embora toda pessoa portadora de necessidades especiais mereça e necessite de cuidados, ajuda, atenção, carinho, amor e sobretudo respeito todos os dias do ano, é no mês de Agosto que acontece a Semana Nacional do Excepcional, do dia 21 ao 28. Esse período deve ser encarado como um momento importante e necessário para a reflexão e ação no tocante à melhoria do ensino-aprendizagem que infelizmente muitas vezes é negligenciado a milhares de alunos em inúmeras escolas do país. Vale destacar ainda, que a criança especial é especial 24 horas por dia e durante todos os dias de sua vida e portanto, mereçe cuidados e atenção em tempo real, já!
Todavia, não se pode negar que a educação especial é um desafio para as escolas públicas do Brasil, uma vez que falta em muitas delas o básico, o essencial: professor, papel, merenda, etc.
Contudo, não se pode negar também que a escola que trata a inclusão de maneira consciente e positiva cresce, sai das quatro paredes e renova-se, contribue ainda mais para o desenvolvimento e qualidade de vida dos seus alunos.
Assim, que possamos (família, escola, professor, estado, nação) de fato, fazer mais e melhor por nossas crianças especias! Caso contrário, a semana do excepcional não se faz necessário!
DETALHE: De acordo com a Revista Nova Escola, a Lei nº 7.853 aprovada em 1989 e regulamentada em 1999, obriga todas as escolas a aceitar matrículas de alunos com deficiências e transforma em crime a recusa a esse direito.
Por Rômulo Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário